
|
sexta-feira, maio 14, 2004
Saudades do sub-desenvolvimento
Escreve Vital Moreira:
De nada valeu ao governo de direita de Nova Deli a invejável prosperidade económica, o sucesso externo no sector dos serviços e da indústria de software, o êxito da afirmação da Índia na cena internacional, as boas perspectivas de paz com o Paquistão, etc.
A verdade é que naquele imenso e populoso País os beneficiários da modernização económica liberal são uma minoria, tornando ainda mais evidente a miséria da grande massa da população, sobretudo do campesinato, que representa ainda 2/3 da população. O sucesso na economia não chega para ganhar eleições. Estas dependem sobretudo dos que ficam excluídos dela. Foi esse sentimento que o velho Partido do Congresso, liderado pela improvável Sónia Gandhi, soube interpretar.
Na India, uma minoria de 300 milhões de pessoas começou a sair do sub-desenvolvimento graças a políticas mais liberais. As restantes 700 milhões continuam a viver como todos os indianos viviam no tempo em que o Partido do Congresso governava e comprava a fertilidade dos indianos com rádios de pilhas. É preciso reverter a política neoliberal, é o que é.
|