Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

quarta-feira, maio 19, 2004

 
O petróleo é mesmo a fonte de energia mais barata

Enquanto uns defendem que o governo deve baixar o ISP, o Irreflexões defende que o devemos aumentar. De facto, o Irreflexões tem razão: os custos externos dos combustíveis deviam ser pagos por quem os usa. O problema é que, essa ideia não é muito popular e um pequeno aumento dos combustíveis está quase a causar um motim. Imagine-se se as externalidades tivessem que ser pagas.

A energia eólica é neste momento a energia alternativa mais competitiva, mas a verdade é que a EDP prefere apostar em centrais geotérmicas. Porquê? Porque a EDP está feita com os lóbis do petróleo? Porque existem processos patenteados que ninguém pode usar? Porque os administradores da EDP são masoquistas e não querem ter lucro? Nope! Nada disso. Os combustíveis fósseis são mesmo mais baratos.

Mas mesmo que os custos externos dos combustíveis sejam taxados, a verdade é que eles permanecerão, durante os próximos anos, mais caros que as energias alternativas mais competitivas: a energia eólica e a energia solar (Ver ?The Skeptical Environmentalist?).

O Irreflexões diz que eu sou um liberal atípico porque defendo:

que, se os custos da inovação são superiores aos custos da produção actual com recurso a procedimentos e matérias primas em risco de se esgotarem devemos abdicar de inovar. O que interessa comparar são os custos de produção no futuro.


Mas, caro Irreflexões, ninguém o impede de inovar. Todos os empresários do mundo são livres de inovar. A energia barata é sempre bem vinda e quem a conseguir produzir a baixo preço ficará de certeza bilionário.

PS - O hidrogénio é normalmente tido como uma alternativa ao petróleo. A verdade é que o hidrogénio não é uma fonte primária de energia e tem que ser produzido com recurso a outras fontes de energia.