Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

sábado, maio 15, 2004

 
Juristas portugueses de esquerda na defesa de torturadores seviciadores

Depois de José Maria Martins, que como se sabe vai defender Saddam Hussein, é agora a vez de um grupo de juristas da esquerda portuguesa liderados por Jorge Sampaio e Gomes Canotinho defender os soldados americanos acusados de tortura.

Este grupo foi escolhido devido à sua vasta experiência na matéria.

O Liberdade de Expressão sabe que a estratégia da defesa já está definida e seguirá três linhas de argumentação distintas, decalcadas de um caso anterior em que o grupo trabalhou em conjunto:

1 - O grupo vai rebatizar as "torturas" de "sevícias" e alegará que elas não têm nem os objectivos fascistas nem a violência que tinham as torturas no tempo de Saddam. A expressão "alguém que atire honestamente a primeira pedra" será utilizada;

2 - O grupo vai defender que a acusação é ilegal ("não se insere na legalidade constitucional") alegando que foi feita numa época em que a nova Constituíção Iraquiana ainda não estava em vigor;

3- O grupo defenderá a bondade política da invasão americana e alegará que as acusações visam apenas atingir aqueles que terminaram com a "grande noite saddamita" e os sectores mais dinâmicos da libertação dos iraquianos.

O grupo pretende reconhecer os erros cometidos durante a libertação do Iraque, mas alegará que estes erros são normais em períodos conturbados. A expressão "período revolucionário" será utilizada.