Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

quinta-feira, abril 29, 2004

 
Onde é que tu estavas quando Deus distribuiu o espírito crítico?

Baptista Bastos informa-nos sobre Bush:



Ventríloquo da seita evangélica mais poderosa dos Estados Unidos, a Evangelical Churches of Jesus Christ, ele tem sido a face visível (e beligerante) de quatro dos maiores empórios transnacionais, cujas sedes estão em Washington e em Boston.

As pessoas relativamente bem informadas não desconhecem esta realidade, nem a circunstância de Bush ser um Born Again Christian (um cristão que renasceu, ou, melhor: que nasceu uma outra vez), «movimento» que molda a ideia segundo a qual a América do Norte é um país «iluminado», destinado a redimir a humanidade de todos os pecados.

O poder persuasivo (e financeiro) das Evangelical Churches é tentacular. Calcula-se que aquela corrente evangélica possua, já, 70 milhões de prosélitos norte-americanos, e que se tem expandido, com a rapidez de uma endemia, pela América Latina, Japão, passando por África, pela Europa, Rússia, Índia, China.

Os números falam por si: mais de 500 milhões de evangélicos no mundo. Não é, somente, o petróleo a origem da invasão: está em marcha um projecto de domínio religioso, cujos germes são o fanatismo e a intolerância, e se respaldam numa estratégia política e económica das mais agressivas que o mundo conheceu.



Baptista Bastos papagueia aqui todas as parvoíces que leu no Nouvel Observateur.

Curiosamente, o texto do Nouvel Observateur distingue as seitas evangélicas que supostamente querem conquistar o mundo das igrejas protestantes supostamente mais sérias como os metodistas e os baptistas. George W. Bush pertence à United Methodist Church. Segundo o Google, a organização Evangelical Churches of Jesus Christ é quase desconhecida e só aparece associada a Bush por causa do artigo do Nouvel Observateur.

(encontrei o texto de Baptista Bastos via Esmalte e Jóias)