Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

quarta-feira, abril 21, 2004

 
Da importância do cepticismo em política

Grande parte da discussão política baseia-se em premissas falsas ou não comprovadas.

Vital Moreira resolveu tomar como verdadeira, a alegação de que o governo saudita está a manipular o preço do petróleo para favorecer Bush. E depois moraliza a partir daí.

Não sei se a história é verdadeira, ou falsa. Mas sei que, como qualquer teoria da conspiração, não é verificável. Tem tanto valor como a alegação de que Bob Woodward está a tentar prejudicar Bush. E o que está neste momento em discussão nos EUA é se a alegação é verdadeira.

Ao contrário do que Vital Moreira sugere, o prestígio e a credibilidade de Bob Woodward não são incontestáveis. Segundo a Wikipédia:

Woodward has often been accused of exaggeration and outright fabrication by other journalists. He was the subject of an article by Christopher Hitchens in the June 2003 edition of The Atlantic Monthly, titled Aural History. In the article, Hitchens takes Woodward to task for allegedly trading credulous and positive coverage of his subjects for exclusive access to them.


É claro que Bob Woodward será sempre credível para os crédulos. Mas numa sociedade um bocadinho mais competitiva que a nossa, os crédulos não sobrevivem.