|
terça-feira, março 16, 2004
O mundo não é uma aldeia em ponto grande IV
Diz o Manuel de Direita
Segundo a Teoria dos Jogos*, o candidato vencedor Zapatero deverá manter ou intensificar a política anti-terrorista de Aznar, sob pena de a sua vitória constituir um incentivo para a repetição do mesmo tipo de assassinatos que foram cometidos em Madrid.
Repetição em Espanha e nas restantes Democracias.
A manutenção ou intensificação da política anti-terrorista enviará um sinal aos terroristas que o assassinato é um comportamento não-recompensado, eliminando os incentivos para que este se repita.
Teoria dos jogos: um bom jogador tentará beneficiar das políticas anti-terroristas dos outros, tentará passar os custos da luta anti-terrorista para os parceiros e tentará estar mais protegido que alguns dos restantes alvos portenciais.
Um bom jogador preocupa-se pouco com a repetição do terrorismo na casa dos restantes jogadores. Sempre que isso for tolerado pelos outros parceiros, tenderá a ter uma política dupla. Uma política pública de conciliação com os terroristas e uma política secreta de contra-terrorismo. Ou vice-versa: uma política pública de contra-terrorismo e uma política secreta de conciliação.
A estratégia óptima depende de cada país, das suas circunstâncias, das suas vantagens competitivas e da sua vulnerabilidade.
|