Liberdade de Expressão

 

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terça-feira, março 30, 2004

 
Fogo amigo

Re:Liberalismo e Democracia

Concordo com os princípios. Na verdade concordo com quase tudo. No entanto, se não nos cabe a nós ir "libertar" nações que funcionam bem e cuja responsabilidade última de manter ou mudar depende das próprias populações, também não nos cabe a nós impedir os EUA, por exemplo, de irem "libertar" países que funcionam mal. Quanto muito, essa decisão caberia aos habitantes dos EUA, que são quem pagam os custos dessas intervenções. O CN tende a aceitar os problemas das ditaduras como problemas internos, mas pela mesma lógica terá que aceitar que a política externa de uma democracia como os EUA é igualmente um problema interno e que uma guerra entre os EUA e o Iraque é um problema bilateral. Qual é a legitimidade que nós portugueses temos para interferir num problema que só envolve as vidas e a propriedade de americanos e iraquianos? Quanto muito, podemos comentar, apoiar ou criticar, mas sem a força da legitimidade. No entanto, se admitimos o nosso direito à interferência em conflitos entre terceiros, temos igualmente que admitir que os EUA têm o direito de interferir em conflitos entre iraquianos.

Há também aqui uma espécie de paradoxo liberal. Se defendemos que todas as comunidades têm direito à não ingerência nos seus assuntos internos, então temos que aceitar que essa regra é válida para todas as subcomunidades dentro dessa comunidade, e a menor de todas as subcomunidades é o individuo. Segue-se que cada individuo, ou cada subcomunidade, dentro de uma ditadura, tem o direito de se aliar a uma potência estrangeira, formando com esta uma nova comunidade, o que está em contradição com o princípio de não ingerência. O mesmo raciocínio aplica-se no sentido contrário. Se os EUA e o Iraque formam uma supercomunidade, pelo princípio da não ingerência, nenhum país pode interferir nos seus assuntos internos, isto é, nenhum país pode interferir numa guerra entre eles. E nesse caso, as críticas do CN às intervenções americanas perdem a força da legitimidade e não passam de meras opiniões.


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