Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

terça-feira, março 16, 2004

 
A credibilidade conquista-se VIII

Um leitor pergunta:

Se 30 anos de atentados, perto de 1.000 mortos, ameaças constantes, acordo de tréguas na Catalunha há 1 mês, várias tentativas abortadas pelas forças de segurança nos últimos meses…..não permitem apontar em 1º lugar para a ETA , então o que é a lógica ?


logic is the study of prescriptive systems of reasoning, that is, systems proposed as guides for how people [..] ought to reason.

O raciocínio apresentado acima é um raciocínio indutivo. Procura-se generalizar para o futuro um padrão detectado no passado. Se choveu a semana toda, amanhã vai chover.

Este tipo de raciocínios tem dois problemas. Em primeiro lugar, os raciocínios indutivos produzem resultados com um baixo grau de fiabilidade. Um dia a chuva pára. Em segundo lugar, quando se comete a falácia da exclusão, os resultados de um raciocínio indutivo são mesmo muito maus. Foram excluidos dados conhecidos desde a primeira hora e que mudariam a conclusão: a dimensão do atentado, o número de combóios atingidos, a falta de reivindicação e o número de bombas colocadas. Nenhum destes dados apontava para a ETA.