Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

quarta-feira, fevereiro 11, 2004

 
Uma economia é mais que a soma das suas empresas

O Cinzas do Tempo, a propósito de um post meu, diz que "se cada gestor cuidar da produtividade da sua empresa, a produtividade nacional será maior".

Num post anterior eu defendi que isto não é necessariamente verdade. Só é verdade se as mensagens transmitidas aos agentes económicos através dos preços não estiverem "erradas".

Se as mensagens transmitidas aos agentes através dos preços estiverem "erradas", as boas decisões de gestão dos agentes individuais podem prejudicar a economia nacional.

Vamos supor que o governo resolve subsidiar a produção de croissants pagando 10 cêntimos por croissant a cada produtor. O preço não subsidiado do croissant reflecte a melhor alocação de recursos possível dadas as restrições de matérias primas, capital, informação e mão de obra e dadas as preferências do consumidor. Ao subsidiar os croissants o estado está a induzir a economia a alocar de outra forma os recursos e esta outra forma é mais ineficiente. A alocação dos recursos é tanto mais ineficiente quanto melhores forem os gestores privados. Isto acontece porque se os gestores forem bons, as empresas adaptam-se mais rapidamente ao novo subsídio e a economia afasta-se mais rapidamente da alocação óptima de recursos.

Por exemplo, em Portugal, um clube de futebol bem gerido é um clube de futebol que constrói estádios. Do ponto de vista do clube essa é uma boa decisão de gestão porque permite ao clube captar subsídios e benesses várias das câmaras e do estado central. E no entanto, a economia nacional sai prejudicada porque os recursos são mal alocados.