|
terça-feira, fevereiro 24, 2004
O meu pequeno Israel
Nos anos 80 tivemos uma "questão" por causa de um muro. O muro do vizinho caiu. O vizinho achou que a culpa era nossa e foi para tribunal.
Esta é uma "questão" atípica. Normalmente as disputas são sobre delimitação de terras ou por causa da repartição de águas de rega. Ainda hoje morrem pessoas por causa disso.
A vida esteve parada durante anos. O muro ficou lá, no chão, a ocupar parte significativa das nossas "terras", as quais ficaram inutilizadas para a agricultura.
A guerra do muro foi intensa com insultos e provocações à mistura. Fomos obrigados a estabelecer uma rede de alianças para contrabalançar a rede de alianças do adversário. Em tribunal, as nossas testemunhas deveriam dizer o contrárias das testemunhas deles, e vice-versa. O Sr Novais, Guarda Republicano reformado, foi um aliado de peso, determinante para o desfecho final.
Os advogados de ambos lados ganharam muito dinheiro, mais dinheiro que o valor do muro, no fim ganhamos nós, o muro foi reconstruído e anos mais tarde o vizinho passou a ser visita da casa.
|