Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

segunda-feira, fevereiro 23, 2004

 
Diferença entre 'despesas extraordinárias' e 'despesas correntes'

O Terras do Nunca acha que despesas extraordinárias são despesas com jobs e mordomias para os boys. Não são. Essas são as despesas correntes relativas a funções essenciais do estado estabelecidas pela tradição. Fazem parte da natureza do Monstro. Coisas que a Escolha Pública explica.

As 'despesas extraordinárias' são as que decorrem do ciclo normal da economia. Em tempo de crise, aumentam as despesas da segurança social.

Para alem disso, as receitas habituais do estado diminuem porque os impostos são mais ou menos proporcionais à actividade económica. Em tempo de crise as receitas diminuem.

O Terras do Nunca diz que "o défice não é estrutural". Para o Terras do Nunca, a contabilidade parece ser o que um homem quiser. Por isso é natural que conclua que não ha uma melhoria estrutural do déficit. O mais interessante é que os dados relativos ao déficit estrutural têm sido publicados na imprensa e esses dados indicam que tem havido uma melhoria estrutural do deficit desde 2001.

E qual é a a questão política relevante em tudo isto? A única questão política relevante é que uma das alternativas políticas (o governo) defende menos despesa enquanto a outra (a oposição) defende mais despesa. O Terras do Nunca parece defender a terceira via, a via do estado perfeito sem jobs nem mordomias for the boys. Mas esta terceira via ignora a natureza do Monstro. Querem um estado social? O estado social é isto. Come muito. Num estado social existem apenas duas correntes políticas dominantes: os que fazem o Monstro engordar devagar e os que fazem o Monstro engordar depressa.