Liberdade de Expressão

 

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sexta-feira, janeiro 16, 2004

 
Relativismo moral e os alunos com necessidades educativas especiais

Daniel Oliveira diz no Barnabé que o "ataco usando de um relativismo moral radical".

A verdade é que eu não sei como a coisa se chama, mas não é relativismo moral. Seria relativismo moral se eu dissesse que o bem estar dos alunos com necessidades especiais é um bem relativo. Mas eu não digo isso.

O que eu digo é que todos concordamos com o bem moral a ser preservado. Estamos é divididos quanto à melhor forma de o preservar . Mais importante do que estarmos divididos é que não temos maneira de saber a priori quem tem razão. As capacidades humanas para compreender a sociedade são limitadas. E o que é mais interessante: se calhar não existe uma solução única válida para todos os casos.

Uma solução estatal igual para todos os casos, isto é, 2 alunos com necessidades especiais por turma, quaisquer que sejam as condições da escola, quaisquer que seja a formação dos professores e quaisquer que sejam as dificuldades dos alunos, está condenada a ser ignorada por quem deveria ter a obrigação de a implementar.

O que se passa aqui é que existe uma incerteza quanto à solução política para um determinado problema. E a solução não pode passar pela implementação da solução proposta pelo Daniel Oliveira. A solução passa pela transferência dos problemas e dos meios para as comunidades locais, ou então para os principais interessados, os pais das crianças, os quais deverão saber melhor do que cada um de nós o que é melhor para as suas crianças.