Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

sexta-feira, janeiro 02, 2004

 
Polícia da Indignação

O Bloguítica dá-se mesmo mal com as críticas. Desta vez, como resposta, resolveu policiar as minhas indignações:

O Polícia do Pensamento da Blogosfera não está indignado com a reiterada violação do segredo de justiça. É um direito que lhe assiste...
Indigna-se certamente com outras coisas que lhe tocam mais de perto.


Como sempre, falta ali um linkezinho. É a chamada etiqueta. Onde se lê "Polícia do Pensamento" deve ler-se Polícia do Pensamento .

Quanto ao resto, o Bloguítica tem meia razão. "A reiterada violação do segredo de justiça" não me indigna. Por coincidência, a lei da gravidade também não.

Já não tem razão quando diz que eu me indigno "com outras coisas que" me "tocam mais de perto."

Não, não me indigno com absolutamente nada. Nem com a falta de etiqueta. Alguém tem que ficar a pensar enquanto os outros se indignam, não?

Dou-me bastante bem com imperfeições. Sejam elas humanas, sociais ou naturais. Perante tais contrariedades, sorrio. De vez em quando, acrescento ao sorriso um comentário sarcástico. Por isso, a indignação não é uma emoção que me aconteça.

Aliás, em política, a indignação é um vício, um pobre substituto da experiência, da cultura e da racionalidade. É um dos principais vícios da política portuguesa.


PS - Como é óbvio, o Bloguítica tem todo o direito de policiar as minhas indignações. Aliás, até poderiamos dizer que tem o dever. A blogosfera é um espaço aberto e é suposto os bloggers criticarem-se uns aos outros. É a chamada liberdade de expressão. O problema não é esse. O problema é que o Bloguítica sempre que é criticado, em vez de atacar a crítica, opta por atacar o crítico.

PS II - Por falar em espaço aberto, se querem saber que mais eu penso sobre este assunto, subscrevam a newsletter do Liberdade de Expressão.