Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

quarta-feira, janeiro 07, 2004

 
O Caso Watergate nunca existiu


1. No dia 17 de Junho de 1972 Bernard Barker, Virgilio Gonzalez, Eugenio Martinez, James W. McCord, Jr. e Frank Sturgis foram presos quando tentavam assaltar o edifício Watergate em Washington. Este edifício era a sede do Partido Democrata.

2. O caso foi entregue ao Procurador Público de Washington.

3. Bob Woodward e Carl Bernstein do Washington Post começaram uma investigação jornalística do caso.

4. Quando se começou a perceber a dimensão do escândalo uma onda de indignação varreu o país.

5. Membros do partido Republicano começaram a dizer que era muito estranho que nenhum Democrata estivesse envolvido.

6. Um editorialista do New York Times indignou-se porque Bob Woodward e Carl Bernstein estavam a divulgar informações em segredo de justiça com base em fontes anónimas. Ficou famoso um conhecido filme pornográfico.

7. Algumas pessoas indignaram-se quando surgiram rumores de que o próprio presidente estava a ser investigado. A ideia de que o próprio presidente, o mais alto representante da Nação, pudesse ser posto em causa numa investigação é, como se sabe, intolerável.

8. Um congressista considerou a investigação ao presidente um ataque à democracia e ao estado de direito.

9. Dois importantes colunistas pediram a demissão do procurador de Washington.

10. Outras pessoas consideraram que o uso de fontes anónimas por parte de Bob Woodward e Carl Bernstein era intolerável.

11. O próprio presidente fez um discurso hermético. Foi interpretado simultaneamente como um ataque ao FBI, ao procurador, a Garganta Funda e à imprensa.

12. Como resultado de tanta indignação, o procurador foi demitido e o processo seguiu outro rumo. Na verdade, tudo não passava de um assalto de terceira categoria.

13. O Congresso aprovou uma nova lei de Liberdade de Imprensa e Bob Woodward e Carl Bernstein foram processados por violação de segredo de justiça.

14. As imunidades do Presidente saíram reforçadas.

15. Denúncias anónimas passaram a ser ignoradas.

16. O caso foi esquecido.

17. Em Lisboa, um jovem oposicionista chamado Féfé escreveu num jornal clandestino que todo o caso mostrava os níveis de corrupção do sistema capitalista americano.

PS - A verdadeira história do escândalo Watergate nunca seria possível em Portugal.