Liberdade de Expressão

 

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domingo, janeiro 04, 2004

 
Liberalização do Preço dos Combustíveis II

Ao Terras do Nunca:

O preço dos combustíveis pode estar a subir por duas razões:


  • O estado subiu os impostos;
  • A limitação do preço máximo provocou ao longo dos anos escassez de oferta. É natural que após a liberalização total, os preços subam. Os distribuídores limitam-se a aproveitar a escassez de oferta. E são precisamente os preços altos que vão a partir de agora estimular a oferta.


O Terras do Nunca questiona em que é que a fixação de preços impedia as empresas de prosseguirem os tais grandiosos objectivos.

Ninguém pode responder a esta pergunta com precisão. O que sabemos é que, se a gasolina não pode ser vendida acima de um determinado preço, os investidores não podem testar ideias de negócio em que o preço tem necessariamente que ser mais elevado. Nenhum de nós sabe quais são esses negócios porque a resposta só pode ser dada depois de eles serem descobertos.

Existem negócios que só são possíveis se as bombas puderem vender a gasolina mais cara:


  • bombas com bombeiros;
  • bombas localizadas em zonas em que os terrenos são caros;
  • bombas com mais funcionários e atendimento mais rápido;
  • bombas em pequenas localidades e em estradas com pouca circulação;


Os empresários é que devem agora descobrir se e em que situações estas e outras ideias são viáveis.

(Vamos supôr que o governo fixava o preço máximo dos jornais nos 80 cêntimos. Projectos como o "Inimigo Público" e a actual "Grande Reportagem" tornar-se-iam inviáveis.)

O Terras do Nunca diz ainda:

Quando critico as consequências da liberalização (e não a liberalização em si) o que critico é, sim, a falta de visão e a pequenez das empresas que apenas espreitam qualquer oportunidade para sacarem umas massas ao consumidor, em vez de espreitarem todas as oportunidades de melhor servirem o consumidor. Qualquer verdadeiro liberal concordará comigo.


Um verdadeiro liberal nunca criticaria "a falta de visão e a pequenez das empresas". Um verdadeiro liberal diria que as empresa têm direito àquilo que os outros consideram "falta de visão e pequenez". Correm é o risco de perder dinheiro. E diria que é impossível determinar à priori quem tem "falta de visão e pequenez". Só o mercado poderá decidir quem de facto teve "falta de visão e pequenez". O mundo está cheio de fracassos visionários e de sucessos mesquinhos.