Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

sábado, janeiro 03, 2004

 
Liberalização do preço dos combustíveis

Ao contrário do que se possa pensar os preços baixos não são o valor supremo do liberalismo. A Liberdade é que é o valor supremo do liberalismo.

Como diz o CN da Causa Liberal:

Finalmente temos preços livres nos combustíveis (embora parcialmente, uma vez que uma grande componente do preço final depende do imposto fixado) e um maior acesso a concorrência na distribuição de electricidade. Os preços poderão subir ou poderão descer, mas isso é irrelevante, somos mais livres e isso, conduz, por incrivel que pareça (para alguns), a uma maior eficiência equilibrada pela preferência dos consumidores.



A fixação artificial de preços máximos conduz inevitavelmente à escassez e à rigidez da oferta e não à subida de preços. Quem está descontente com uma hipotética subida dos preços, quem prefere preços baixos a qualquer outro valor, devia ser coerente e defender que o estado deve fixar preços máximos para tudo.

A liberalização dos preços máximos conduzirá, não necessariamente à baixa dos preços, mas ao aumento e à diversificação da oferta. Vão aparecer negócios em moldes até agora impossíveis e em sítios onde até agora era inviável abrir uma bomba. As empresas vão poder desenvolver estratégias mais adequadas às condições de mercado em cada zona geográfica e a cada tipo de cliente.