Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

sexta-feira, janeiro 16, 2004

 
Juízos morais e juízos de facto

O Adufe chama-me ultraliberal porque eu defendo que o aumento da duração da licença de maternidade é um incentivo à discriminação das mulheres no mercado de trabalho.

O Avatares de um Desejo chama-me liberal radical puro porque eu defendo que o salário mínimo causa desemprego.

Nenhum argumento, embora o Adufe prometa argumentar. Só elogios, mas são elogios injustificados.

Imagino, então, que um socialista seja um Homem que acredita que o salário mínimo gera emprego e que licenças de maternidade prolongadas incentivam a contratação de mulheres.

Mas há outra doutrina:

- um Homem que acha que a liberdade (liberdades negativas) deve ser o valor supremo é um liberal.

- um Homem que acha que a igualdade deve ser o valor supremo (igualdade de liberdades positivas) é um socialista.

- um Homem que acredita que o salário mínimo gera emprego e que licenças de maternidade prolongadas incentivam a contratação de mulheres é apenas um mau economista.

Um socialista que é um mau economista tenderá a prejudicar precisamente aqueles que pretende ajudar. Neste caso, todas as mulheres e todos os desempregados.

Ou, como diz o maradona, "das coisas mais me afligem é ver pessoas genuinamente boas mais preocupadas com a sua consciência do que com as consequências práticas decorrentes das suas especiais sensibilidades; isto porque, à custa do sono descansado de meia dúzia de bem pensantes e de três ou quatro almas absolvidas, quem se fode são uns bons milhões de indefesos."