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terça-feira, janeiro 13, 2004
Fragmentos de um percurso académico
1. O Bruno (nome fictício) está no 10 º ano e quer ser médico.
2. O Bruno sabe que a nota interna, isto é a nota atribuída a cada disciplina pelos seus professores na sua escola, conta para a nota de acesso ao superior.
3. O Bruno também sabe que a nota interna é muito relativa e que existem escolas em que as notas são inflacionadas.
4. O Bruno ficou agora a saber que ainda não é este ano que entra em vigor o exame especial de acesso a medicina.
5. A entrada em vigor desse exame foi adiada mais um ano.
6. Continuam em vigor as provas específicas (a realizar no fim do 12º) que, felizmente, são corrigidas por professores escolhidos aleatoriamente. A nota das provas específicas é a chamada nota externa.
7. Desde que começaram a ser publicados os rankings ficamos a saber que, para a mesma escola, e para determinadas disciplinas, a diferença entre a nota interna e a nota externa chega a ser de 8 valores.
8. O Bruno sabe disso. O Bruno até sabe de uma externato que se especializou em inflacionar notas e que atrai todos os candidatos a medicina da região.
9. Apesar de tudo, o Bruno anda numa boa escola pública, mas já decidiu mudar para o tal externato onde o ensino é muito pior, mas as notas são mais elevadas.
10. Mas como a nota externa também conta, o Bruno terá que se preparar para as provas específicas. Para compensar o mau ensino, terá que recorrer a aulas particulares.
11. Nada disto é muito ético, mas os futuros médicos ficam logo preparados para as suas relações com os delegados e propaganda médica. Nestas coisas, o que custa é começar.
12. A prova especial de medicina, que permitiria moralizar o sistema, foi cancelada por ser eficaz. é que, nas simulações efectuadas, os candidatos não se saíram nada bem. A prova especial de medicina é um teste americano e os resultados não podem ser inflacionados. A prova selecciona os melhores, e isso não é nada bom.
13. Parece que os candidatos falharam nas perguntas de física. Talvez se possa eliminar a física da prova. Ou, quem sabe, talvez se consiga adaptar a física ás capacidades dos candidatos. Quem é que trata disso da física?
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