Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

sábado, janeiro 24, 2004

 
Como se vende um imigrante

Nos últimos tempos determinadas elites portuguesas têm vindo a vender a ideia de que os imigrantes são positivos para o país. A ideia é vendida através de um conjunto de argumentos que no seu conjunto formam um complexo memético interessante.

Diz-se que:

- os imigrantes até têm níveis de educação mais elevados que os portugueses;
- os imigrantes fazem tarefas que os imigrantes não querem fazer;
- os imigrantes dão lucro ao país;
- a imigração evita o envelhecimento da população e impede a falência da segurança social.


Isto é tudo muito curioso. As mesmas elites tentam também vender a ideia de a educação é essencial ao desenvolvimento. Mas se assim é, porque é que os países de origem dos imigrantes não são desenvolvidos? E se os imigrantes têm níveis de educação assim tão elevados, porque é que estão dispostos a realizar tarefas que os portugueses não querem fazer?

Estas ideias só são todas compatíveis entre si porque o desenvolvimento e riqueza não dependem só da educação. O desenvolvimento também depende do capital acumulado. E a riqueza também depende da influência política.

O que essas elites nos propõem é um modelo de desenvolvimento baseado na exploração de imigrantes. Estes imigrantes, como não têm capital acumulado nem vivem em habitação social ou em casas de renda congelada, trabalham mais. Como não falam português, não têm diplomas reconhecidos, nem conhecimentos nem amigos, ficam fora dos empregos mais apetecíveis na função pública e nas empresas semi-públicas. E como são identificáveis e como muitas vezes se encontram em situação ilegal, acabam inevitavelmente por ser discriminados.

Só assim se explica como é que os imigrantes, tendo mais educação, acabam ao mesmo tempo por realizar as tarefas que ninguém quer. Acabam porque não são cidadãos de pleno direito. Não têm direito aos privilégios que os outros que já cá estão foram acumulando. Cada português pode agora ter uma ucraniana doutorada em ciências da educação como babysitter.

As mulheres a dias ucranianas e os trolhas são muito bem vindos. Portugal orgulha-se mesmo de ter um ex-ministro da Georgia a trabalhar nas obras. Os aguerridos comerciantes chineses, os médicos espanhóis e os dentistas brasileiros causam um bocadinho mais de polémica porque os grupos de pressão com poder político sentem o seu poder ameaçado.

Por isso é que se diz que, pelo menos a curto prazo, alguns dão lucro. Os cidadãos não é suposto darem lucro, os escravos sim. E como dão lucro podem ser usados para manter o sistema.

Todas as reformas podem ser adiadas. A da função pública, a das rendas de casa, a do ensino público, a da segurança social. Podem porque agora temos novos contribuintes, jovens, trabalhadores e excluídos, que vão permitir que o sistema se mantenha. O sistema de segurança social "chapa ganha, chapa gasta" pode manter-se por mais alguns anos.