Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

sexta-feira, janeiro 02, 2004

 
Antecipação da Economia

Ao Crítico:

O Crítico afirma que se prova matematicamente que o sistema meteorológico é "muito mais complexo que a economia". Gostava de ver a prova. É que os dois sistemas estão acoplados. A economia, para alem de depender de muitas outras variáveis, também depende do sistema meteorológico.


O Crítico diz-nos que, tal como os sistemas meteorológicos, os sistemas económicos podem ser antecipados. Quem fala assim não devia escrever Blogs. Devia jogar na bolsa a tempo inteiro.

Os sistema meteorológicos são previsíveis a curto prazo. Não são previsíveis a longo prazo. É impossível, neste momento, prever com precisão razoável o tempo para o próximo dia 12 de Janeiro.

Seja como for, os sistemas meteorológicos não podem ser comparados com os económicos. No caso dos sistemas meteorológicos, se a capacidade de previsão aumentar o sistema meteorológico não se modifica. No caso dos sistemas económicos, se a capacidade de previsão aumentar os agentes passam a comportar-se de maneira diferente e o sistema torna-se ainda mais complexo.