Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

terça-feira, dezembro 16, 2003

 
Imigração e Xenofobia

O Janela para o rio iniciou uma discussão sobre Xenofobia. Os meus comentários:

1. Se é mesmo verdade que 75% dos portugueses não querem mais imigrantes então, se, como leio nos Blogs, a democracia é o governo da maioria, e se a democracia é desejável, então devemos fazer a vontade a esses 75% de portugueses. A não ser que a democracia como governo da maioria não seja desejável. Por outro lado, porque haveria de ser desejável o governo dos restantes 25%?

2. Se os imigrantes fazem os trabalhos que os portugueses não desejam, são bem vindos. E se fizessem os trabalhos que toda a gente quer fazer? Não seriam bem vindos? Como é que vai a integração dos imigrantes na função pública?

3. Se o comércio externo é desejável, porque é que não é desejável o comércio interno entre os nativos e os imigrantes?
É que se o comércio interno entre os nativos e os imigrantes for desejável, quantos mais imigrantes melhor porque maior é a divisão do trabalho.

4. Se, por outro lado, o proteccionismo é desejável, porque é que é desejável o comércio interno entre os nativos e os imigrantes?

5. Dado que os bens comuns existentes (escolas, hospitais, ruas, parques, vias de comunicação) foram produzidos pelos nativos, porque é que os imigrantes haveriam de beneficiar deles, se para eles não contribuiram?

6. E se a xenofobia for uma característica humana tão natural como o sexo? Que função desempenhava a xenofobia nas comunidades primitivas? Que função poderá desempenhar agora?

7. Existe alguma correlação entre:

  • Xenofobia e proteccionismo;
  • Xenofobia e a defesa da permanência dos centros de decisão em território nacional;
  • Xenofobia e anti-americanismo;
  • Xenofobia e anti-globalização;
  • Xenofobia e anti-capitalismo;
  • Xenofobia e nacionalismo;
  • Xenofobia e o anti-espanholismo;


8. Como é que o comércio pode fortalecer a colaboração entre dois povos xenófobos (cada um em relação ao outro)?

9. Dado que todos fazemos escolhas todos os dias, são mais aqueles que mudam os filhos para as escolas degradadas onde estão os filhos dos imigrantes, ou mais aqueles que mudam os filhos para escolas privadas ou públicas de qualidade? São estas escolhas xenófobas? Devem ser proíbidas?