|
sexta-feira, dezembro 05, 2003
A ditadura também é uma violação do direito à autodeterminação
Na Argélia, o nosso presidente conseguiu defender o direito dos Palestinos e dos iraquianos à autodeterminação. Ou seja, tentou agradar ao governo local criticando implicitamente as ocupações de Israel e dos EUA. Mas Portugal não é aquele país com um grupo de operações especiais no Iraque?
Para ficar de bem com todos, Sampaio condenou o terrorismo e até afirmou compreender a luta dos argelinos contra os terroristas da FIS.
Sampaio podia ter feito tudo ao contrário.
Podia ter condenado Saddam por impedir a autodeterminação do seu povo. Podia ter criticado os métodos autoritários de Arafat, métodos que violam o direito dos palestinos à autodeterminação. Podia ter elogiado os EUA por terem acabado com a ditadura no Iraque e estarem a devolver, ao fim de 35, a autodeterminação ao povo iraquiano. Podia ter condenado os terroristas palestinos. Podia ter condenado os militares argelinos que com o golpe de 1992 violaram os direitos do povo argelino à autodeterminação depois do voto em massa na FIS. Podia ter condenado os métodos que o governo argelino usou para combater a FIS.
Podia ter ficado calado.
São opções ...
|