Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

terça-feira, novembro 11, 2003

 
Um bocadinho de populismo na entrevista de Ferro Rodrigues

1. O eixo das ordenadas daquele gráfico do desemprego não começava no zero. Um truque comum usado por quem quer exagerar a dimensão da variação do que quer que seja.

2. Quando lhe perguntaram em que é que o país devia investir, Ferro falou na rede de pré-escolar e na conservação das estradas. É a isto que o PS chama investimento público. Supõe-se que são este tipo de investimentos que no futuro vão pagar a dívida.

3. Ferro critica ao mesmo tempo a falta de "investimento" público e o deficit real (sem contar com as receitas extraordinárias) e ainda diz que Portugal poderia ter violado o pacto de estabilidade porque a França fez o mesmo. Mas se o deficit real é assim tão elevado, de onde viria o dinheiro para o investimento? Ferro parece sugerir que o dinheiro seria gerado pelo investimento público. Mas como o investimento público que Ferro defende não têm efeitos multiplicadores a curto ou médio prazo, não é possível gerar impostos superiores à despesa pública.

4. Ferro diz que o governo não combate a fuga ao fisco, em especial por parte das grandes fortunas. Ferro devia saber que o grosso da fuga ao fisco não ocorre nas grandes fortunas, que nenhum governo resolveu até hoje o problema da fuga ao fisco e que os tempos de crise são aqueles em que esse combate é mais difícil porque o incentivo à fuga é maior.