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terça-feira, novembro 18, 2003
TGV e a opção nuclear
O TGV consome energia eléctrica.
O transporte rodoviário consome combustíveis fósseis.
No entanto, há países em que grande parte da energia eléctrica é produzida em centrais nucleares. Noutros, a energia eléctrica é, na sua maior parte produzida a partir de combustíveis fósseis.
A opção pelo TGV e pelo transporte ferroviário faz mais sentido em países onde foram feitos enormes investimentos em energia nuclear e onde a energia eléctrica é mais barata.
E o vencedor é... a França:
França
Electricity - production by source:
fossil fuel: 10.77%
hydro: 12.45%
nuclear: 76.24%
other: 0.54% (1998)
Electricity - exports: 62 billion kWh (1998)
Electricity - imports: 3.95 billion kWh (1998)
Espanha
fossil fuel: 48.23%
hydro: 19.16%
nuclear: 31.23%
other: 1.38% (1998)
Electricity - exports: 5.6 billion kWh (1998)
Electricity - imports: 9 billion kWh (1998)
Alemanha
Electricity - production by source:
fossil fuel: 65.77%
hydro: 3.2%
nuclear: 29.06%
other: 1.97% (1998)
Electricity - exports: 39.1 billion kWh (1998)
Electricity - imports: 38.56 billion kWh (1998)
Portugal
Electricity - production by source:
fossil fuel: 64.5%
hydro: 31.3%
nuclear: 0%
other: 4.2% (1998)
Electricity - exports: 3.479 billion kWh (2001)
Electricity - imports: 3.743 billion kWh (2001)
Estados Unidos
Electricity - production by source:
fossil fuel: 71%
hydro: 7%
nuclear: 20%
other: 2% (200)
Electricity - exports: 14.829 billion kWh (2000)
Electricity - imports: 48.879 billion kWh (2000)
Estes dados explicam muita coisa. Explicam, por exemplo, porque é que a França fez uma opção estratégica pelo TGV. Explicam porque é que determinados países estão preocupados com a situação no Médio Oriente e outros não.
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