Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

quinta-feira, novembro 20, 2003

 
João Cravinho e o TGV

Boa entrevista de João Cravinho à SIC Notícias sobre o TGV. Mostrou que os planos quinquenais a existirem, devem ser planeados e executados por tecnocratas pois estes ao menos percebem para que serve o plano.

Pontos relevantes levantados na entrevista:

1. Cravinho defende que os espanhóis não estão interessados na linha Aveiro-Salamanca e que esta linha nunca será feita;

2. Cravinho diz que o trajecto Porto-Vigo-Madrid é mais curto do que o trajecto Porto-Lisboa-Madrid. A ser verdade, isto significa que o tráfego do Norte de Portugal que se dirige a Madrid segue pela Galiza.

3. Cravinho defende que os espanhóis conseguiram dividir o território nacional em dois. Desta forma, o tráfego internacional segue, na maior parte do percurso, em linhas espanholas. Como o tráfego do norte de Portugal segue pela Galiza, os espanhóis garantem a rentabilização da linha Vigo-Madrid.

4. Defendeu que a opção actual liquida a OTA e abre as portas ao um novo aeroporto em Rio Frio . Fez algumas insinuações sobre especulação imobiliária e sobre um lóbi de Rio Frio.

5. Disse que as previsões de tráfego entre Porto e Lisboa estão sobre-avaliadas em cerca de 100%.

6. Cravinho defende que o T deitado contribuiria para a criação de uma grande área metropolitana localizada no litoral com cerca de 7 milhões de habitantes. Como a linha Porto-Lisboa é a terceira ligação a ser concluída, essa área metropolitana fica temporareamente dividida em duas.