Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

sábado, novembro 08, 2003

 
Cuidado com a Polícia do Pensamento

O AAA da Causa Liberal poupou-me trabalho. Não adianta nada matar o mensageiro se a mensagem permanece viva e impune.

Eu não sei se o Católico e de Direita está certo ou errado em tudo o que diz. Mas tem uma análise consistente do problema e apresenta argumentos que devem ser levados a sério. Se cerca de 200 membros de uma determinada etnia participam simultaneamente em actos de vandalismo, não há volta a dar-lhe. A hipótese de que existe um problema que tem origens étnico-culturais não pode ser ignorada.

Mas, como sempre nestes casos, há aqui uma confusão entre juízos de facto e juízos de valor. É um facto que os negros são melhores velocistas que os brancos. Basta assistir à final dos 100 m. Este é o juízo de facto. O juízo de valor seria concluir daqui que os negros devem, por causa disso, ter mais direitos que os brancos. No entanto, esta é uma conclusão que não tem necessariamente de ser tirada dos factos.

Vamos supor que existe uma correlação entre criminalidade e a etnia X. Segue-se daqui que todos os membros da etnia X devem ter menos direitos? Claro que não. Algumas pessoas até concordarão que os membros da etnia X têm direito a discriminação positiva.

Sendo assim, a hipótese de que existe uma correlação entre origem étnica e criminalidade não pode nem deve ser descartada sob pena de o problema ficar mal diagnosticado. Uma hipótese sobre os factos não pode deixar de ser considerada só porque é considerada politicamente incorrecta por alguns.