Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

sábado, outubro 11, 2003

 
Manuais escolares, liberdade e responsabilidade

A polémica sobre o Big Brother nos manuais escolares mostra bem a forma como os agentes educativos se relacionam com os conceitos de liberdade e responsabilidade no ensino.

Actualmente, qualquer edirora é livre para propor manuais escolares. Quando uma eitora propõe um manual arrisca o seu próprio capital, não arrisca dinheiros públicos nenhuns. A editora pode até não vender um único exemplar.

Os manuais são escolhidos pelos professores em reúnião de grupo de cada disciplina e em cada escola. Cada grupo de professores é o responsável pela adopção de um determinado manual pela sua escola.

Por outro lado, os cada grupo de professores é livre de planificar as próprias aulas e de seleccionar os textos mais adequados ao projecto educativo da escola. Esses textos não têm obrigatoriamente de estar num manual.

Os professores, em cada escola, têm total liberdade para escolher as melhores soluções. Por este motivo, não podem chutar as responsailidades para as editoras, para os autores de livros ou para o ministério.