Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

sábado, outubro 18, 2003

 
Liberdade de expressão é a liberdade de cada um para exprimir as ideias com que eu concordo

Diz o Ivan:

Pacheco e Marcelo, no domingo, ocuparam em monopólio os comentários das televisões privadas para condenar o comportamento do PS. Isto é pessoalmente censurável aos dois personagens - revela, para quem ainda não soubesse, que as mesquinhezas da competição política são para eles muito mais importantes que o Estado de Direito - e é esclarecedor sobre a gravidade da situação que se vive em Portugal de semi-monópólio da opinião pela direita, proporcionada, naturalmente, por grandes grupos capitalistas sem controlo.
Deste ponto de vista, a liberdade de expressão em Portugal está muito coartada quando comparada com o que se passava há dez anos. Não vê quem não quer ver.


Ficamos assim a saber que a liberdade de expressão é coartada e o Estado de Direito fica em causa sempre que empresas privadas financiadas por accionistas privados optam livremente por comentadores de mérito reconhecido que merecem as preferências absolutamente livres do público.

Supõe-se que a liberdade de expressão só estaria garantidos se os critérios editoriais das televisões privadas estiverem submetidos a critérios de quotas e se as preferências do público forem ignoradas.

E claro, tudo estava bem há 10 anos quando a televisão pública dominava o mercado e a internet e a TV CABO nem sequer existiam. Lamento, mas não é assim. O número de canais de comunicação é agora muitissimo maior que há 10 anos. As elites é que já não os controlam.

Como estava a liberdade de expressão e o Estado de Direito há 20 anos quando o estado controlava quase todos os órgãos de comunicação?