Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

quarta-feira, outubro 29, 2003

 
E os Taliban não usavam a força das armas?

O Terras do Nunca gostaria que o Afeganistão continuasse a ser o Afeganistão e que a nossa alegada superioridade cultural e política - porque é disso que se trata - se impusesse pela sua força própria, e não pela força das armas.

Mas esta é a melhor defesa que pode ser feita da intervenção americana no Afganistão. Antes da intervenção, a "cultura" dos afegãos era imposta pelos Taliban através da força das armas.

Só para dar um exemplo,
Barbeiros presos em Cabul por cortar cabelos no 'estilo Titanic'
:



A milícia Taleban está prendendo barbeiros em Cabul, capital do Afeganistão, porque eles têm cortado o cabelo dos jovens ao estilo do ator Leonardo diCaprio no filme Titanic.

Pelo menos 28 barbeiros já foram presos, acusados de popularizar cortes de cabelo anti-islâmicos, no estilo ocidental.

"A única razão que eles dão é que os barbeiros cortam o cabelo dos jovens ao 'estilo Titanic'", disse um barbeiro.

O estilo - uma longa franja com o cabelo rente à nuca - tornou-se popular entre os jovens depois que várias cópias do filme, proibido no Afeganistão, chegaram ao país em fitas de vídeo.

Moda Titanic

Cabul foi invadida por uma mania provocada pelo Titanic, que começou com bolos de casamento no formato do navio naufragado.

"Estamos com medo de voltar a cortar cabelos neste estilo, e os jovens também", disse um barbeiro que não quis se identificar.

Vários jovens voltaram à sua barbearia para modificar o corte de cabelo de acordo com o estilo militar dos Talebans, acrescentou ele.

O movimento Taleban tomou o controle de Cabul em 1996, impondo uma rigorosa versão da Sharia, a lei islâmica, proibindo inclusive a música e a televisão e obrigando homens e mulheres a respeitar o código de vestuário muçulmano.

Mas o filme Titanic deixou sua marca na cidade e tornou-se um apelo irresistível. Tudo que é associado ao navio vende; desde cosméticos e roupas até arroz e automóveis.

Titanic foi um dos maiores sucessos do cinema mundial, e já arrecadou cerca de R$ 3,5 bilhões desde que foi lançado, em 1997.



Será que depois da invasão, as imposições culturais pela força das armas aumentaram, ou diminuiram?