Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

quinta-feira, setembro 04, 2003

 
Estatísticas de analfabetismo

Diz o Cidadão Livre

Tendo sido noticiado ainda recentemente que, apenas na zona norte do país, existem ainda 8% da população activa que não sabe ler nem escrever(!!), não deveria o Estado assumir um compromisso concreto de eliminar tal flagelo no prazo, por exemplo de 5 a 10 anos?
Mão de obra para tal tarefa parece que não falta.



O analfabetismo em Portugal é um problema geracional que afecta a população mais idosa, a maior parte da qual não faz parte da população activa nem está interessada em aprender a ler. Existem programas de educação de adultos e qualquer pessoa que voluntariamente queira aprender a ler e a escrever pode fazê-lo. Para alem disso, existem milhares de professores no quadro que têm horários zero e outros que estão destacados em sindicatos.

Os problemas de desemprego de um determinado grupo não podem ser resolvidos à custa de serviços fictícios de que ninguém precisa, mas que todos pagam. Existe neste momento um desajuste entre a oferta e a procura de professores que se deve às más decisões tomadas por individuos no passado. Esses individuos tomaram determinadas opções na vida de livre vontade. Erraram. Escolheram a profissão errada. Não cabe ao estado corrigir esses erros com outros ainda mais trágicos.