Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

domingo, setembro 07, 2003

 
Deficit III

Diz o Irreflexões:

3 - Em tempos de recessão o endividamento do Estado pode e deve aumentar como forma de estimular a retoma económica, com cujos frutos futuros se pagará o endividamento. Esse aumento deve ser moderado e na estrita medida da necessidade (o que não quer dizer que 3% seja um limite racional).


O Irreflexões propõe que, em tempos de recessão, os bancos emprestem dinheiro ao estado para que este estimule a economia através de compras às empresas:

bancos --> estado --> empresas

Isto significa que após a retoma o dinheiro emprestado será pago com juros pelas empresas ao estado via impostos, e pelo estado aos bancos:

empresas --> estado --> bancos

O problema desta ideia é que as próprias empresas, que conhecem a sua situação económica melhor que ninguém, podem elas próprias pedir um empréstimo à banca. Se as empresas o podem fazer, então a intermediação do estado é desnecessária.

Acontece que cada empresa tem a sua própria circunstância e algumas poderão achar racional pedir um empréstimo à banca:

bancos --> empresas

com o argumento de que poderiam pagar o mesmo empréstimo após a retoma:

empresas --> bancos

Outras poderão achar que a ideia é irracional para o seu caso e poderão optar por não pedir empréstimos. Outras ainda, poderão ser empresas inviáveis a quem a banca não concederia empréstimos. Se existem empresas que acham a ideia do empréstimo irracional, porque é que o estado haveria de forçar todas as empresas a entrar num esquema que é equivalente a um empréstimo? Se existem empresas inviáveis, porque é que o estado haveria de lhes conceder benefícios equivalentes a um empréstimo?

Ao actuar cegamente sobre a economia através das compras, o estado compra o que não precisa a empresas em quem a banca não confia. Para fazer as tais compras, que até podem ser investimentos inúteis, precisa de pedir um empréstimo à banca causando a subida da taxa de juro.