Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

domingo, agosto 31, 2003

 
Varíola

Diz o Abrupto:

Aqui está , cortesia do nosso médico, uma requisição de vacinas anti-varíolicas, que felizmente deixaram de ser necessárias desde que a varíola foi erradicada na natureza. Um "objecto" que desejamos que continue extinto. O problema é que ela continua viva, um vários laboratórios, alguns militares, alguns em países pouco recomendáveis, sem nenhum outro objectivo que não seja o armamento biológico. E a varíola, se voltar, será uma terrível arma.


Estamos perante o dilema do prisioneiro. Nem a Rússia nem os EUA têm a certeza que a outra parte está de boa fé. A destruição unilateral de stokes do vírus é um suicídio. A destruíção bilateral é um risco que requer confiança mútua que actualmente não existe. Continuam a existir suspeitas de que existem stokes secretos do vírus em vários países.

Para complicar ainda mais as coisas, o genoma do vírus da variola está publicado, e pode, em teoria, ser utilizado para reconstruir o vírus. Os stokes de vírus servem por isso, quer como uma arma dissuasora, quer como uma fonte de informação científica. A sua destruição, uni ou bilateral, tem riscos quer para os EUA quer para a Rússia.