Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

domingo, agosto 31, 2003

 
Rescaldo V

A imaginação dos estatistas não tem limites. É sempre possível sacar ainda mais dinheiro aos contribuintes inventando novos pretextos. Um desses novos pretextos é o ambiente.

1 – O governo resolveu criar um fundo florestal financiado pelos impostos.

2- Esta transferência é justificada pela alegada produção de bens públicos ambientais.

3 – E quais são estes bens públicos ambientais?

4 - A purificação do ar através dos sumidouros de carbono, a correcção dos sistemas hídricos, a protecção dos solos, a manutenção da paisagem e a garantia da biodiversidade.

5 – Num ano em que 10% do carbono armazenada nas florestas nacionais foi libertado para a atmosfera, há quem tente defender que as florestas nacionais são sumidouros de carbono.

6 – Pelo amor de Deus, estudem o ciclo do carbono. As florestas só são sumidouros de carbono enquanto crescem. Quando não crescem, produzem tanto CO2 como aquele que consomem. Quando ardem, quando se degradam ou quando os produtos florestais são queimados ou são degradados produz-se mais CO2 que aquele que é consumido.

7 – Por isso, de o CO2 consumido pela floresta é pago, o produzido também tem que ser. De cada vez que uma floresta arde, os respectivos proprietários deviam ter que pagar uma taxa.

8 – Num país em que a floresta é uma plantação de pinheiros e eucaliptos, há quem alegue que a floresta contribui para a biodiversidade. Como é que se compara a biodiversidade de um pinhal com a biodiversidade de um matagal?

9 – Na realidade, faz muito mais sentido pagar bens públicos ambientais aos proprietários das zonas incultas do que aos proprietários florestais.

10- Os proprietários florestais deviam era pagar à sociedade os bens públicos ambientais que consomem, como a água.