Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

terça-feira, agosto 26, 2003

 
Quais são os sentimentos dos iraquianos ? III

Ainda sobre esta discussão, o Intermitente tem um post relacionado .

Muitas vezes, determinados analistas atribuem às sociedade características humanas como sentimentos, vontade, desejos ou cultura, bondade e força de carácter é uma mera figura de estilo. As figuras de estilo não devem ser confundidas com a realidade e têm uma aplicação muito limitada.

As sociedades são sistemas emergentes que resultam das atitudes contraditórias de milhares de indivíduos. Não devem ser tratadas como uma entidade com uma mente única capaz de determinar uma vontade.

As noites eleitorais são a ilustração perfeita deste erro. Nas noites eleitorais todos os comentadores tentam interpretar a “vontade dos portugueses”. Por exemplo “os portugueses desejam um governo de coligação”. O que é falso em vários sentido. Por exemplo, vamos supor que 80% dos portugueses querem, acima de tudo, um governo de maioria. Metade vota PS porque acha que o PS é o único partido em condições de a conseguir. A outra metade vota PSD porque pensa que o PSD é o único partido em condições de a conseguir. Resultado:

PS : 40%
PSD 40%

Os analistas concluem que os portugueses desejam um governo de coligação.

Mas a realidade é ainda mais complexa. Os eleitores votam por milhentas razões diferentes. Cada um pela sua. Todas estas razões são condensadas em meia dúzia de números que constituem os resultados eleitorais. Estes resultados eleitorais não contêm a informação que lhes deu origem.

E o erro é ainda maior quando são atribuídos desejos e vontades a povos que se encontram sob ditadura. Quando o autor doBloguitica Internacional pergunta qual é a vontade dos palestinos tem que ter em conta que a sociedade palestiniana não é uma sociedade livre e que qualquer vontade expressa pela maioria da população pode bem ser apenas a vontade da elite que manipula as massas.