Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

quarta-feira, agosto 06, 2003

 
Portugal arde IV

Notas soltas sobre incêndios.

1 - Uma leitora dos Marretas diz que a minha solução para os incêndios é cortar as árvores. Nope! O que eu defendo é que a floresta não deve ser mantida artificialmente à custa dos impostos cobrados a outras actividades. Ou os empresários florestais conseguem pagar limpezas florestais, serviços de bombeiros e seguros contra incêndios com os seus rendimentos, ou então a actividade é socialmente inútil. As actividades florestais devem ser economicamente sustentáveis. Não basta que sejam ideologica ou sentimentalmente sustentáveis.

2 - Alguns Blogs comentaram os meus posts: A causa foi modificada e Carimbo. O post da Causa Modificada merece uma longa resposta.

3 - O Comprometido espectador diz que Salazar arde, e arde bem .

4 - Fui distinguido pelo Mara Mouros. Obrigado!

5 - José Manuel Fernandes consegue dizer no mesmo texto que a floresta podia ser uma riqueza e que a limpeza das florestas é impraticável porque o rendimento não paga o investimento. Ou seja, a floresta só seria uma riqueza se fosse limpa gratuitamente. Por isso é que há tanta gente a propor que as florestas sejam limpas com recurso ao trabalho forçado: prisioneiros, desempregados, beneficiários do rendimento mínimo e conscritos. Escravos não?

6 - Os bombeiros portugueses podem ser muito esforçados, mas a verdade é que não sabem combater fogos florestais, nem acham que isso se possa aprender.

7 - Hoje, na televisão, alguém dizia que afinal os bombeiros voluntários ganham 30 euros por dia. Uma quantia nada desprezável, principalmente em tempo de crise e desemprego.

8 - Muitos dos incendiários são pessoas com problemas de adaptação ou de alcoolismo. Um dos incendiários dizia hoje numa reportagem que provocava incêndios porque gostava de ouvir as sirenes dos bombeiros. O que deita por terra a tese segundo a qual os incêndios poderiam ser evitados por campanhas de educação. O problema destas teses é que quem é educável já não provoca incêndios e quem provoca incêndios não é educável.

9 - A Vítima da Crise tem razão. A ideia de que os desempregados devem ser obrigados a limpar as matas é imoral. Imagine-se a Carla, engenheira informática, que foi forçada pelo estado a descontar para a segurança social durante 10 anos. A Carla não teve a liberdade para dispor dos seus descontos para a segurança social. Poderia ter usado esse dinheiro para aderir a um seguro privado de desemprego. Aos 34 anos vai parar ao desemprego. Apesar de o dinheiro que descontou ser seu, a Carla seria agora obrigada a ir limpar matas para receber um seguro de desemprego. Mas o mais aberrante é que a Carla iria limpar as matas de um proprietário florestal que benficiaria de trabalho escravo para consegir lucros privados. (O que a lei diz sobre isto. )