Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

sábado, agosto 30, 2003

 
O cidadão é roubado e ainda passa por ignorante II

O Bloguítica Nacional e o Alfacinha acharam o meu último post confuso. O que eu tentei explicar foi o seguinte:

1- O problema da cidadania só existe porque vivemos em sociedades em que são atribuídas ao estado demasiadas competências que poderiam ser melhor desempenhadas por instituições da sociedade civil e pelos próprios cidadãos. Se o estado não tivesse tantas competências não era tão vital, não precisava de ser tão controlado e a cidadania não era tão importante.

2 – O que se tenta fazer com os apelos á cidadania é resolver os problemas de economia de informação que o estado tem. Vale a pena seguir o caminho que a informação segue:

cidadão --> governo --> função pública --> resolução do problema do cidadão

O que se pretende melhorar é a qualidade da informação transmitida ao governo. Se a informação correcta não chegar ao governo, o resto do processo jamais poderá funcionar. E por isso é que são necessários cidadãos activos e informados.

3 – Uma coisa que salta imediatamente à vista é que a cadeia de transmissão da informação desde que o cidadão detecta o problema até que ele é corrigido é demasiado grande.

4- Sendo assim, não existem incentivos reais para que os cidadão sejam activos e informados. Não vale a pena;

5 – E as matérias em causa são tão complexas que ninguém poderá alguma vez estar suficientemente bem informado para saber quais são as boas políticas e quais as más.

6 – Para alem disso, os canais de comunicação entre o cidadão e o governo são poucos (resumem-se às eleições e pouco mais) e estão estrangulados ( o governo não pode ouvir toda a gente, e por isso só ouve quem tem peso político ).

7 – A informação necessária para que os problemas sejam resolvidos não chegará ao governo atempadamente.

8 – Estes problemas de comunicação e de economia da informação são inerentes ao sistema e são insolúveis dentro dele.

9 – Mas são problemas que não existem numa sociedade liberal em que é a sociedade civil e não o governo que tem que resolver os problemas porque neste caso a distância entre o cidadão e a pessoa que tem que resolver os problemas é muito mais curta. Será qualquer coisa assim:


cidadão <--> outro cidadão
resolução mútua de problemas


10 – Conclusão: não precisamos de bons cidadãos, precisamos de menos estado e mais liberdade.

Espero que agora se perceba. Não me consigo explicar melhor.