Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

quarta-feira, agosto 27, 2003

 
Citação do Dia II


O Rui Semblano da Sombra respondeu às minhas perguntas sobre patriotismo.

Entre outras coisas afirma:

Um conjunto de pessoas pode ser patriota, com certeza. O conceito de "povo" como "Nação" ou mesmo "Estado" é pacífico, creio eu.

Não me parece nada pacífico. Mas o que interessa aqui é se o conceito de ´"povo" é compatível com o conceito de "conjunto heterogéneo de pessoas que ocupam uma determinada zona geográfica". Na mesma população existem pessoas que são patriotas, outras que não são e outras que não se interessam pelo assunto. Partes de uma população num determinado país e de uma dada etnia têm muitas vezes mais coisas em comum com partes de populações que vivem do outro lado do mundo do que com os seus próprios compatriotas. E se "povo" for um conceito para o qual não existe nenhuma correspondância na realidade? E se estivermos perante categorias inúteis para entendermos a realidade?

Curiosamente, quando eu pergunto se os americanos são todos igualmente patrióticos, o Rui responde:

Patrióticos e devotos, muitos deles adquiriram mesmo uma consciência norte-americana que nunca tiveram nos países de origem. É verde e tem escrito: "nós confiamos em Deus".

Ou seja, para o Rui, os EUA são uma sociedade homogénea que pode ser reduzida a uma frase numa nota de banco. A possibilidade de os EUA serem uma sociedade complexa, competitiva, contraditória e irredutível não lhe passa pela cabeça? A parte do irredutível é importante. Pode um sistema complexo como uma sociedade ser reduzido a meia dúzia de clichés? Pode ser reduzida a estatíticas?