Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

sábado, agosto 30, 2003

 
Aquecimento Global acelerado ? II


O Luís Moura do Muro sem vergonha respondeu ao meu post Aquecimento Global acelerado ?:

Ainda antes de partir de férias, uma palavra para a Liberdade de Expressão, que me interpela a propósito do post sobre o sobreaquecimento do João Pereira Coutinho. Para ilustrar o seu cepticismo acerca do propalado aquecimento global, João Miranda usa dois gráficos do United Nations Intergovernmental Panel on Climate Change. Mais do que me pôr agora a discutir se há aceleração ou não, prefiro citar a que é, de acordo com Andrew Weaver, um dos autores desse estudo, uma das principais conclusões do mesmo:

"Viewed as a whole, these results indicate that observed global warming over the past 100 years is larger than our current best estimates of natural climate variations over the last 600 years. More importantly, there is evidence of an emerging pattern of climate response to forcings by greenhouse gases and sulfate aerosols in the observed climate record. This evidence comes from the geographical, seasonal and vertical patterns of temperature change. Taken together, these results point towards a human influence on global climate."

Pois é. Os gráficos são bonitos, mas faz sempre falta quem os saiba ler.


O Andrew Weaver não diz nada que eu não tenha dito. Eu digo que 1/3 da variação pode ser atribuída a causas antropogénicas (isto está num artigo algures na Science). O Andrew Weaver não atribui toda a variação a causas humanas. Está implicito no que ele diz que parte da variação pode ter causas naturais e outra parte não. Andrew Weaver nem sequer fala em aquecimento acelerado. E claro, o Lomborg também não contesta que parte da variação tem causas humanas. O que ele defende é que o Protocolo de Quioto não é uma solução para o problema e que os modelos económicos usados nas previsões do IPCC não são realistas.