Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

quinta-feira, agosto 28, 2003

 
Aquecimento Global Acelerado?

Escreve o Luís Moura no Muro sem vergonha:

Claro está que o "infame" cronista não pode deixar de concordar com Lomborg quando ele diz que o aquecimento global se resume a "Um grau centígrado desde 1900." Esta invenção é, aliás "Facto. Comprovado." Talvez "comprovado" pelo próprio Lomborg – que aliás avisa, logo no prefácio do seu livro "The Skeptical Environmentalist": "I am not myself an expert as regards environmental problems". Pois.
A verdade é que dados recentes apontam até para valores bem menores: meio grau Celsius. O problema não reside, no entanto, no valor em si, mas sim na sua constante aceleração desde 1900.


Como se pode ver aqui, a constante aceleração traduz-se em dois periodos de crescimento e um de estagnação (entre 1945 e 1980). Nos dois periodos de crescimento, o declive do gráfico Temperatura-tempo é aproximadamente constante o que significa que a taxa de variação de temperatura é constante. Não há aceleração nenhuma.

A variação total no último século (1900-2000) é de cerca de 0,6 C com um erro de 0,2 C .Parte da variação pode ser atribuída a factores de origem natural, e só cerca de 1/3 desta variação pode ser explicada pela emissão de gases de estufa. E isto se o efeito das variações da radiação solar não for maior do que se pensa, um problema ainda em aberto.

A figura b mostra que a temperatura pode variar cerca de 0.5 graus num único século por razões exclusivamente naturais. Foi o que aconteceu na chamada "pequena idade do gelo".

Curiosamente, Lomborg é metido ao barulho sem que os seus argumentos concretos sejam analisados. Os argumentos apresentados por Lomborg contra o protocolo de Quioto são, essencialmente, argumentos de índole económica e não são refutados pelos críticos da Scientific American que o Luís Moura cita.