Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

quarta-feira, julho 23, 2003

 
Responsabilidades políticas de Paulo Pedroso e Ferro Rodrigues no caso Casa Pia

Toda a gente compra o Expresso, mas ninguém lê o Expresso. Só assim se explica que a notícia que saiu na página 6 não tenha tido impacto nenhum. A notícia não é completamente nova, já tinha saído no Público e no DN e foi referida aqui. O que diz o Expresso?

1 - Em 1998 foi entregue no Ministério da Segurança Social de Ferro Rodrigues um relatório de uma inspecção à Casa Pia. Uma cópia foi entregue aono gabinete do Secretário de Estado Rui Cunha e outra no Gabinete de Ferro Rodrigues.

2 - O relatório relatava indícios de abusos sexuais de menores, denegação de justiça, falsificação de documentos e participação em negócio.

3 - O responsável máximo pela inspecção à Casa Pia foi o inspector geral da Segurança Social, Simões de Almeida

4 - O relatório acusava o provedor da Casa Pia, Luís Rebelo, de nada fazer, apesar de ter conhecimento de inúmeras ilegalidades, incluindo abusos sexuais de menores.

5 - O relatório pedia a suspensão imediata do Provedor. O provedor não foi suspenso.

6 -Em 2001, Paulo Pedroso tornou-se ministro com tutela sobre a Casa Pia e convidou Simões de Almeida para Secretário de Estado.

7 - Simões de Almeida, enquanto Secretário de Estado, acabou por arquivar o caso, por alegada falta indícios. Não iniciou qualquer procedimento disciplinar alegando que os eventuais delitos estariam abrangidos pela amnistia comemorativa do 25 de Abril.

8 - Em Abril de 2001, Simões de Almeida abre novo inquérito à Casa Pia.

9 - Em 2002, perante a comissão de inquérito ao caso Casa Pia, Simões de Almeida garante que não teve conhecimento de abusos sexuais na instituição.

10 - Em Novembro de 2002, Luís Rebelo proferiu uma frase infeliz e foi demitido por Bagão Felix, que não precisou de indícios criminais nenhuns.

11 - Em Abril de 2003 Paulo Pedroso é preso e acusado de abusos sexuais contra menores.

12 - Ferro Rodrigues defende a teoria da Cabala.

13 - Após a prisão de Paulo Pedroso, o Expresso publica uma notícia segundo a qual Ferro Rodrigues é acusado por menores de ter estado em locais onde se realizaram praticas pedófilas.

14 - Em 2003, Paulo Pedroso garante que teve conhecimento de que era suspeito através de Simões de Almeida (agora juiz da Relação).

15 - Em Abril de 2003, Ferro Rodrigues disse a Pedro Namora que «Se [Namora] tivesse dito antes que havia violadores dentro da Casa Pia teria sido o primeiro a agir»

16 - Hoje, o DN noticia que entre 25 de Novembro de 2002 e 13 de Fevereiro de 2003 um alto dirigente do PS teve um encontro com Pedro Namora.