Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

quinta-feira, julho 03, 2003

 
Os valores são incomensuráveis II

O linhas de esquerda usou o post antes deste para ilustrar as diferenças entre a direita e a esquerda. Segundo o JAK, esse post demonstra que a direita não se interessa pelo social e que a esquerda tem o monopólio do social. Não é bem assim, por duas razões:

1 - O Liberdade de Expressão não representa as posições da Direita. O Liberdade de Expressão é um Blog liberal, e entre a Direita e os Liberais há uma enorme diferença;

2 - Esta disputa entre o Liberdade de Expressão e o Linhas de Esquerda ilustra de facto uma diferença entre a esquerda e os liberais. Os liberais acreditam que qualquer teoria política deve respeitar duas condições: deve ser logicamente consistente e deve ter sustentação empírica. A esquerda acredita que as boas intenções são suficientes.

Ora, as boas intenções não chegam para resolver uma disputa filosófica (ou científica, ou económica). Ou os valores são incomensuráveis ou não são. Não é por eu ter preocupações sociais que passo a defender que os valores se tornam comensuráveis. Não são as necessidades sociais que determinam a solução dos problemas filosóficos.

Da mesma forma, não é por eu ter preocupações sociais que passo a acreditar que o comunismo funciona ou que a dança da chuva é uma solução para o problema da seca ou que o lamarkismo é a solução para o problema da produtividade agrícola (caso Lysenko).


PS - O Valete Fratres! fala do caso do Clube de Roma. Um caso em que a ideologia anticapitalista foi utilizada para promover má ciência.