Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

quinta-feira, julho 24, 2003

 
O natural, o artificial e o emergente

Diz o Católico e de Direita

Desde há cerca de mais ou menos trezentos anos, no Ocidente, assistimos ao digladiar de duas visões ideológicas distintas: uma primeira acreditando na existência de uma ordem natural superior e transcendente ao homem, conformando a sua actuação pelo respeito da mesma, perfeitamente cognoscível e perceptível pela consciência humana; uma segunda, negando tal ordem, eregindo o puro capricho humano, num racionalismo exarcebado, a estalão de toda a sua acção, perdendo desta maneira qualquer referencial de legitimidade ética.


Claro que o Católico ignora aqui a terceira hipótese: uma ordem que não é nem uma criação divina nem uma criação humana.

Por este motivo, o Católico comete o erro de declarar a homossexalidade antinatural. Segundo o Católico, a homossexualidade causa problemas de saúde, logo é antinatural. Se este argumento fosse válido, qualquer comportamento, de qualquer ser vivo que aumentasse o risco de doença seria um comportamento antinatural.

A posição do Católico, ao separar o humano do natural, é um caso de dualismo. Um dualismo semelhante aquele que separa o corpo da mente ou os estado da sociedade. Acontece que o Homem não está fora da natureza, faz parte dela. Comportamentos humanos, quaisquer que eles sejam, fazem parte da natureza humana e são naturais.

Curiosamente, as duas correntes que o Católico contrapõe são muito mais próximas do que ele supõe. As semelhanças são evidentes no caso dos fenómenos emergentes como a evolução biológica, a criaçõ de instituições sociais, o mercado ou o aparecimento das línguas naturais.

A corrente representada pelo Católico tenderá a defender a posição segundo a qual estes fenómenos foram concebidos por uma inteligência superior. A esquerda tenderá a defender a posição segundo a qual estes fenómenos podem concebidos ou melhorados por uma mente humana.

A terceira hipótese, segundo a qual uma ordem pode emergir naturalmente sem intervenção e sem a direcção de qualquer mente inteligente é inconcebivel para qualquer das duas correntes.