Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

quarta-feira, julho 02, 2003

 
E mais Nike

O JAK (Linhas de Esquerda voltou a responder à questão da Nike aqui e aqui. Vou começar por responder ao ponto principal. Diz o JAK:

Os boicotes, às multinacionais que não respeitem os direitos humanos, por parte dos consumidores não vão prejudicar os países onde estas estão instaladas pela simples razão que é difícil encontrar países mais pobres para onde deslocalizar e é certamente mais barato alterar as condições de trabalho numa fábrica do que transferi-la para outro país. Just do it

Na realidade, os protestos contra a Nike provocam as consequências seguintes:

1 - Os países em desenvolvimento perdem a sua principal vantagem comparativa: salários baixos. Diminui a taxa de transferência de capital para esses países;

2 - As despesas da Nike aumentam, o lucro diminui.

3 - Diminuição do lucro da Nike. Os accionistas desviam os seus capitais da Nike para empresas mais rentáveis. De preferência empresas com negócios seguros em países mais desenvolvidos (e não menos).

4- Diminuição do lucro da Nike. A Nike desvia os seus investimentos para países mais desenvolvidos (e não menos) onde o capital é mais rentável.

5 - Diminuição do lucro da Nike. A Nike desvia capitais dos países em desenvolvimento para actividades de relações públicas nos países desenvolvidos.

Conclusão: o investimento, as exportações, a oferta de emprego, a acumulação de capital e o crescimento dos países em desenvolvimento diminuem.

Lição desta história: qualquer manipulação do mercado de trabalho que beneficie os trabalhadores prejudica-os a médio prazo via mercado de capitais.