Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

quarta-feira, junho 04, 2003

 
Somos todos parvos até prova em contrário

No caso Casa Pia, a defesa dos arguidos está a ocupar o espaço público sem que quase ninguém se lhe oponha.

Mas, felizmente, há excepções.

Ferro Rodrigues convenceu tudo e todos de que vai depor a seu pedido. Parabéns ao Lobo Xavier que no Flash Back desmontou este teatrinho.

O ReporterX tenta convencer-nos que a investigação está a ser dirigida pelos jornalistas. Ontem, Catalina Pestana veio dizer que nenhuma das testemunhas chave apareceu na televisão.

O ReporterX tem tido um comportamento vergonhoso neste caso ao revelar os nomes das fontes de outros jornalistas. A situação é tão vergonhosa que o Expresso já publicou artigos e entrevitas do Jorge Van Krieken em que ele revelava nomes verdadeiros de fontes que a Felícia Cabrita ocultava em artigos no mesmo jornal.

António Costa fez uma barulheira desgraçada por causa das escutas telefónicas de que foi alvo. O problema é que António Costa só foi escutado porque usou o telemóvel de Paulo Pedroso ou de Ferro Rodrigues.

Os problemas que do nosso sistema judicial estão a ser explorados pela defesa. Nunca vi tanta gente tão preocupada com os direitos dos acusados. Do excesso de garantias passamos à falta delas.

A discussão pública está minada por excesso de legalismo, o que favorece a defesa. A regra "todos são inocentes até prova em contrário" está a ser aplicada fora do contexto em que ela de facto faz sentido.

Herman José teve um comportamento parcial ao longo dos últimos meses, usou várias edições do seu programa para defender o Carlos Cruz, mentiu sobre a sua situação no processo, usou os seus programas para se defender e fez piadas com escuteiros estando acusado de abuso de menores. E as pessoas bateram-lhe palmas. Ninguém o contestou.

O movimento de defesa dos arguidos tornou-se expontâneo e irracional. Pessoas inteligentes chegam ao ponto de atacar a roupa e a idade do juiz.

Como vai acabar tudo isto?