Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

terça-feira, junho 17, 2003

 
É o custo de oportunidade II

Sobre o Euro2004, Nuno Mota Pinto do Mar Salgado lembra a importância das externalidades positivas:

Claro que no caso vertente também se deve ter em conta as externalidades que possam surgir do investimento e da organização do torneio - parece no entanto díficil de argumentar que vão ser em montante tal que o justifiquem. Há um estudo da Federação que vai por este caminho mas dado os interesses em causa talvez seja melhor esperar por outros estudos de outras fontes.

As externalidades são outro dos argumentos mais utilizados para justificar investimentos do estado. Mas é um argumento que também tem o problema do custo de oportunidade. O euro2004 não é a única opção com externalidades. Um programa público de renovação de hospitais ou uma redução de impostos também teriam externalidades. Toda a actividade económica tem externalidades, mesmo a actividade privada. Pode um estudo económico comparar o euro2004 e as suas externalidades com as restantes opções e as respectivas externalidades? E porque é que esse estudo só é feito depois da decisão tomada?


No Venda-se também se discute este assunto, inclusive nos comentários. O Gonçalo tem razão quando escreve:

Não deixa de ser curioso a comparação do João, com os Hospitais. Isto porque, vindo dum liberal Hayekiano, esperaria uma política do lado da oferta, algo do género: uma redução dos impostos pelo montante gasto com o EURO 2004. Provavelmente o argumento era apenas conceptual.