Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

segunda-feira, junho 09, 2003

 
Liberdade de Expressão

Os portugueses continuam a dar-se mal com a Liberdade de Expressão (não o Blog, o conceito). E os juizes ainda se dão pior.

A Liberdade de Expressão serve para proteger as opiniões que são desagradáveis para alguém. As outras não precisam de protecção.

António Marinho foi demitido por críticas feitas aos juízes. Foi criticado, não pelo conteúdo das críticas, mas por ter feito críticas com que toda a gente concorda. Se ele não tivesse razão bastava contra-argumentar. Mas em Portugal ninguém contra-argumenta. Todos se indignam.

António Marinho era presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados. Não foi por defender mal os direitos humanos que foi demitido. Foi por os ter defendido bem. Foi demitido porque defendeu os direitos humanos, mas prejudicou os interesses corporativos da ordem.

O Bastonário da Ordem dos Advogados demitiu António Marinho e assumiu ele próprio a presidência da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados. Para que a comissão passe a defender os interesses da ordem. Está no seu direito de transformar a comissão num órgão decorativo.