Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

quarta-feira, junho 18, 2003

 
Economia como um sistema caótico

Primeiro, quero dizer que compreendo que o Crítico não seja um crítico de economia. Tudo bem. A minha observação serviu apenas para dizer que os liberais não são liberais porque acreditam no mercado como num Deus. Os liberais são liberais porque acham que os argumentos a favor do mercado são melhores que os argumentos contra. Não se trata de uma questão de fé.

O Crítico na sua resposta diz que a economia é um sistema caótico. Muito bem, aceito. Mas se é um sistema caótico então o estado não deve interferir no seu funcionamento. Isto porque o estado não tem informação nem poder computacional suficientes para prever as consequências das diferentes alternativas.

O crítico diz ainda:

Claro que um sistema deste tipo é caótico. Mas ainda falta perceber para onde tende a taxa de lucro e como varia em termos dinâmicos com a intensificação do capital e a taxa de exploração, embora estudos recentes apontem para um decréscimo, num sistema capitalista, e rapidamente no caso liberal. O que significaria que um sistema liberal está condenado a longo prazo.

Num sistema capitalista, o lucro não tende a desaparecer. O que acontece é que nas actividades antigas e sem riscos o lucro tende a diminuir. No entanto, há sempre lucro a fazer em actividades inovadoras e de alto risco. Por isso, em vez de ser um problema para o capitalismo, a diminuição do lucro nas actividades antigas é um incentivo à inovação e à modernização. Por exemplo, os lucros na área da saúde continuam muito elevados e enquanto não formos todos imortais haverá sempre lucro a fazer nessa área.

O facto de o lucro diminuir em determinadas actividades é uma demonstração da superioridade do capitalismo. Mostra que o sistema funciona, a currupção é baixa, não há carteis nem assimetria de informação e que há confiança no futuro.

Finalmente, aceito que o crítico tenha uma predilecção pelo estatismo por razões de solidariedade. Mas nesse caso, terá que reconhecer que está a fazer solidariedade com o trabalho e o capital dos outros interferindo dessa forma num sistema caótico. Sendo o sistema caótico, temo que os resultados sejam imprevisíveis e provavelmente contrários aos desejados.