Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

sábado, junho 28, 2003

 
Correio dos leitores I

Recebi este interessante email do Maradona:

Um apreciador empedernido do seu blog, varejo-o, no entato, pela inclusão na classe de "mito" a afirmação de que a "floresta é uma riqueza nacional".

Não é um mito, é um facto verdadeiro, se bem que apenas potencial.

Podia dar milhares de exemplos. Fico-me pelo seguinte:

os solos portugueses, à excepção do vale do tejo a partir de abrantes, dos barros de beja e de um lameiro ou outro lá no norte, só aguenta floresta. Qualquer tentativa de colocar outra coisa que não floresta de espécies autocnes (e não eucaliptais ou palmeiras) é uma faca a mais que damos na unica riqueza natural biologica que temos no continente.

Os produtos da floresta e seus derivados são a nossa ultima hipotese de ser competitivos em termos de agricultura. Não perceber isso, e apoiar projectos de morangos no alentejo como fez cavaco, é pedir, de joelhos, o suicidio.


Vou tentar explicar-me. Não duvido que existam muitas razões para considerar a floresta como uma riqueza nacional. Há outros exemplos de que também se fala, como o mar.

No entanto, a economia real e os agentes económicos não têm essa percepção. Os agentes económicos não valorizam a floresta, não a protegem dos incêndios e não a desenvolvem. E isso tem que significar alguma coisa.

Não duvido que a floresta seja uma alternativa melhor que determinadas culturas agrícolas, mas essa é uma questão dificil de resolver numa economia semi-estatizada como a nossa. É uma questão que devia ser resolvida pelo mercado e não pelos decisores políticos. Se um decisor político defende a floresta como riqueza nacional eu desconfio. Se é mesmo uma riqueza, o mercado acabará por reconhecer isso mesmo e acabará por transferir capital de sectores menos rentáveis para o sector florestal.

O que é importante em economia não é a riqueza natural, mas a capacidade de organizar e transformar recursos em bens e serviços comercializáveis. É sempre possível afirmar que o sector X é uma riqueza nacional em potencial se ... O importante no entanto é este se. O se é normalmente tudo aquilo que representa a verdadeira riqueza: organização, iniciativa, inteligência ...