Liberdade de Expressão

 

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sábado, junho 14, 2003

 
A Blogosfera é um Bazar


1- Há diferenças entre uma Catedral e um Bazar ;

2 – As Catedrais são concebidas por um arquitecto;

3 – Os Bazares emergem das acções individuais de centenas de mercadores. A influência de cada um destes mercadores no aspecto final do Bazar depende do seu poder e da ordem de chegada;

4 - As Catedrais obedecem a uma determinada hierarquia de valores e expressam essa hierarquia de valores. Por isso é que os elementos religiosos mais importantes são colocados no centro;

5 - O Bazar não obedece a nenhuma ordem nem a nenhum objectivo global. A disposição das lojas no Bazar e a disposição dos produtos nas lojas obedecem a uma ordem que é determinada localmente e que depende da negociação continua entre vendedores e entre vendedores e compradores;

6 – A Blogosfera é um Bazar em que cada Blog se estabelece, expõe as suas ideias e faz as suas ligações com outros Blogs;

7 – O modelo da Catedral é o modelo em que está organizada a personalidade humana, a família nuclear, a escola ou o estado;

8 – Não é por isso estranho que tenhamos assistido a algumas tentativas para transpor o modelo da Catedral para a Blogosfera;

9 – No Bazar, o valor de uma mercadoria depende da apreciação subjectiva de cada comprador. Na Catedral o valor é estabelecido por uma doutrina religiosa e é absoluto;

10 – Alguns Bloggers tentaram estabelecer uma hierarquia de valores na Blogosfera através da figura de Blog de referência;

11 – No entanto, a escolha destes Blog de referência foi feita por um pequeno grupo de não mais de 20 pessoas com ligações pessoais entre si;

12 – A tentativa de um pequeno grupo de pessoas de estabelecer valor funciona numa Catedral, mas não funciona num Bazar;

13 – Como a Blogosfera é na realidade um Bazar, o valor encontra-se em permanente negociação e é estabelecido localmente pelos outros Blogs e pelos leitores. O valor não pode ser estabelecido por uma autoridade central;

14 – É possível que um ou outro Blog se torne num Blog de referência;

15 – Mas isso só acontecerá se as ideias produzidas por esse Blog tiverem efectivamente valor para muita gente;

16 – E mesmo nesse caso, não é claro que o conceito de Blog de Referência tenha algum sentido na Blogosfera porque um Blog de referência apenas o é para a sub-Blogosfera que se reconhece nele (nos media tradicionais acontece a mesma coisa);

17 – Claro que os Media tradicionais contribuíram para o estabelecimento do que tem valor na Blogosfera;

18 – Por exemplo, o valor atribuído pelos outros Bloggers ao Abrupto depende mais da reputação ganha pelo Pacheco Pereira fora da Blogosfera do que da reputação ganha na Blogosfera;

19 – Os Media tradicionais construíram pequenas Catedrais no interior da Blogosfera e amplificam o valor de determinados Blogs quando citam os seus textos fora da Blogosfera;

20 – Mas como o custo de entrada na Blogosfera é quase nulo, depressa começarão a surgir bancas da fruta e lojas de loiça à volta dessas pequenas Catedrais que depressa ficarão rodeadas por Bazares;

21 – O valor atribuído a um Blog como o Abruto será condicionado pelos Blogs que se instalam há porta da Catedral. Esses Blogs terão o poder de atenuar, modificar ou amplificar as mensagens emitidas;

22 – Por isso, a importância na Blogosfera de um Blog dito de referência dependerá muito mais da forma como as suas mensagens se propagam do que da sua alegada reputação;

23 – A importância de um Blog fora da Blogosfera dependerá da reputação que o seu autor já tinha entre a comunidade política e jornalística.