Liberdade de Expressão

 

Comentários para este email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

sexta-feira, junho 27, 2003

 
As linhas que a Nike tece

O Linhas de Esquerda pegou num artigo da BBC de 2001 para voltar ao caso da Nike e para dizer: Espero que os blogues que cegamente defenderam a Nike [Valete Fratres e Jaquinzinhos] e a sua boa vontade em melhorar as condições de vida dos pobrezinhos admitam o seu erro (como é a sua política comum esta exigência). (link directo)

O Linhas de Esquerda é sem dúvida o Blog de esquerda que dá mais luta aos liberais. No entanto, o JAK ainda não percebeu completamente os argumentos liberais. Cá vai uma tentativa de explicação:

1- O liberalismo não defende nem é porta voz das grandes multinacionais como a Nike. O liberalismo defende a liberdade política e económica dos cidadãos individuais.

2- O liberalismo não acredita que a Nike tenha intenções altruístas. O que os liberais defendem é que ao perseguir os seus interesses, a Nike contribui involuntariamente para a melhoria das condições de vida dos habitantes dos países onde se instala. O Jaquinzinhos até se referiu ao Adam Smith: "It is not from the benevolence of the butcher, the brewer, or the baker, that we expect our dinner, but from their regard to their own interest. We address ourselves, not to their humanity but to their self-love, and never talk to them of our necessities but of their advantages."

3 – Os liberais não defendem que os trabalhadores da Nike levam uma vida boa e confortável. O que os liberais defendem é que os trabalhadores da Nike levam uma vida melhor que aquela que teriam se a Nike não existisse.

4 – Os liberais defendem que atacar empresas como a Nike tem efeitos contrários aos desejados porque favorece empresas que oferecem remunerações ainda piores.

5 – Para argumentar contra o que os Liberais defendem, o Linhas de Esquerda tem que mostrar que a situação dos trabalhadores dos países em desenvolvimento é melhor sem a Nike do que com a Nike. Não basta mostrar que a situação com a Nike tem problemas, porque os liberais dirão sempre que sem a Nike os problemas seriam muito maiores.

6- Finalmente, o Linhas de Esquerda devia estar menos preocupado com a Nike e mais preocupado com a coerção exercida pelos governos de países subdesenvolvidos sobre os seus próprios cidadãos. O Linhas de Esquerda devia defender para esses países a liberdade de expressão, direitos de propriedade para todos, inclusive para os mais fracos, os direitos à livre associação dos trabalhadores e dos cidadãos, a igualdade perante a lei, eleições livres e imprensa livre.

7 – Há ainda uma outra linha de argumentação que pode interessar ao JAK: mostrar que a Nike é cúmplice de governos coercivos e que a coerção aumentou para beneficiar a Nike.